Os CIEPS foram construídos em terrenos amplos, são dotadas de biblioteca, quadra esportiva coberta, alguns possuem piscinas e salas arejadas, em projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Os projetos são todos padronizados.
Os prédios dos CIEPS já foram idealizados para receber ensino integral.
Na década de 80 o então governador Brizola, do Estado do Rio de Janeiro tentou implantar um projeto inovador na educação pública do Estado. O projeto não atingiu a maturidade pretendida na época esperada, mas deixou um legado a todos os fluminenses. O projeto consistia em construir escolas que adotariam o sistema de educação em horário integral. A criança entraria de manhã, saindo no final do dia. Ali teria uma biblioteca, ampla área de lazer (em muitos das escolas há inclusive piscinas), quadra esportiva coberta, professores capacitados e treinados e contratados com tal intento. O prédio, que ficou conhecido como Brizolão, foi idealizado por Oscar Niemeyer, era próprio para abrigar esse tipo de ensino, prevendo espaços onde é possível e salutar conviver durante todo um dia.
Jorge Doria, declaradamente pré candidato a presidente, governou a capital do Estado de São Paulo e renunciou ao mandato para concorrer ao governo do Estado, ganhou a eleição aliado ao atual presidente, usando do marketing eleitoral e apelativo daquela época.
Projeto dele, Doria: instituir o ensino em horário integral, tal qual sonhou Darcy Ribeiro para o Estado de São Paulo, o maior e mais rico da federação. Projeto: improvisar a modalidade de ensino em escolas públicas que não foram construídas para tal intento. Sem planejamento, sem projeto próprio de adaptação física das escolas, quer apenas divulgar números de que o maior Estado do país, tem ensino integral. Erros de concepção: a cada escola que se transformará em ensino integral, metade de seus alunos irão, obviamente para a rua, terão que buscar ensino "onde conseguirem" geralmente longe de suas casas, bairros e dos próprios amigos. Isso pelo simples fato de que uma escola de dois turnos, onde são ocupadas 300 carteiras no horário da manhã e no horário da tarde, metade ficarão ao relento. Será proveitoso para os que ficarem? Talvez, pois as escolas não estão prontas a receber o horário integral. Na internet, facilmente visualizamos fotos de escolas que agora são "em horário integral" e estão largadas às traças.
E os professores de São Paulo, estão preparados? Muito provavelmente não. Nem há tempo para tanto, afinal é um projeto que nasce sob o signo do improviso e da "adaptação".
Doria quer o marketing, quer divulgar que tem milhares de alunos em escola de horário integral, dane-se a qualidade do ensino. Brizola queria um projeto a longo prazo. Infelizmente a saída de Brizola e sua sucessão, não possibilitou ao Estado do Rio de Janeiro aprofundar as bases da educação integral. Mas ficou, para os fluminenses, o legado de Brizola, eis que todos os 92 municípios ganharam lindas obras de Niemeyer, que hoje são utilizadas e garantem conforto a seus alunos.
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