segunda-feira, 11 de setembro de 2017

É FEIO SER AMBICIOSO?

Pelo que me lembro sempre ouvi críticas às pessoas ambiciosas. Nossa educação é no sentido de que o ambicioso é alguém de olho grande, que quer ficar rico, quer ser poderoso, quer a glória e a fama. E o sujeito que não é ambicioso é aquele que se conforma com qualquer coisa, o que vier tá bom. Meio "deixa a vida me levar". Ou tem um meio termo, aquele que corre atrás, mas sem se esforçar muito. Acho que é o tipo "eu nasci assim, eu cresci assim", a chamada síndrome de Gabriela.

Ser ambicioso, penso eu, não é pisar no pescoço da própria mãe para alcançar seus objetivos. Mas é se esforçar, estudar, aproveitar o seu tempo e fazer de tudo para "vencer na vida". Ambição e desonestidade não precisam rimar. 

Os manuais modernos de sobrevivência profissional falam em reinventar-se diariamente. Isso se você quer se manter no mercado. Já é uma ambição, permanecer no mercado e enfrentar a forte concorrência, a idade, o desgaste físico e mental e até a saturação econômica. A reinvenção deve ser em todos os aspectos, do amor à esposa e aos filhos à empregabilidade e produtividade. Há 40 anos o perfil do profissional de sucesso exigia conhecimento de datilografia. O profissional que dominava o mercado sabia "bater máquina muito bem". Entende o que falo por reinvenção? Esse é um exemplo pouco sutil, mas no dia a dia, as máquinas vão entrando em desuso, bem como as coisas que você sabia fazer e que hoje são inúteis.

Você precisa perceber isso, avaliar suas atividades e tentar reaprender de forma melhor. Ter um plano B em sua carreira também é fundamental, planejar uma fase de dificuldades idem. Mas voltemos à ambição. Os dicionários a definem como "anseio veemente de alcançar um objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão." Nesse conceito pelo menos não vejo nada negativo. Mas há dicionários que definem ambição como "forte desejo de poder e riqueza", também não vejo como negativo o sujeito pretender ser rico. Se isso fosse ruim, ninguém deveria jogar na Megasena, principalmente se o prêmio for acumulado.

Que desejo você tem ao jogar na Megasena? Enorme desejo de ficar rico! Isso é socialmente reprovável? Se jogar na Megasena é vontade de ficar rico e se ambição também é desejo de ficar rico, ambição não é negativo, nem reprovável.

Minha infância foi embalada por uma música que retrata bem o sentimento, pelo menos do brasileiro, de que feliz com pouco, é o suficiente. Lembram do sucesso "Casinha branca", do Peninha? Pois é, muita gente sonhava em "ter uma casinha branca de varanda". Na música o personagem está vendo seus sonhos indo embora, anda desiludido com a vida, então se contenta com a casinha de varanda. Isso é o que ele ambiciona, nada mais.

O brasileiro parece que tem vergonha de dizer que quer uma mansão, um carro top de linha, dinheiro no bolso, a possibilidade de fazer viagens, enfim, tem vergonha de dizer que sonha em ser rico. Mas é um dos povos que mais apostam segundo pesquisa da revista The Economist. 

Nós estamos em 15º lugar dentre os países que mais jogam. Isso por que os jogos são proibidos, portanto, levam em consideração apenas as loterias formais. E aquelas informais? O EUA aparecem em primeiro lugar, onde os jogos são legalizados e todos os valores contabilizados. 

Se somos um dos países que mais apostam em loterias, somos os mais ambiciosos, apesar de dizermos que não e nos contentarmos com a casinha branca de varanda. Para ser rico, ter poder, necessariamente não é preciso ser desonesto, agir fora dos padrões determinados na lei. Incorreto é dizer que todo rico é desonesto e pecador. É levar ao pé da letra o ensinamento bíblico de que "é mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus."

Não é feio ser ambicioso. Feio é dizer que se contenta com pouco e agir dessa forma, nada fazendo para atualizar-se, melhorar as condições de atendimento da sua loja, investir no pessoal de sua empresa, melhorar o seu perfil profissional, buscar as novas tecnologias e deixar o tempo se incumbir do seu futuro, que certamente pertence a Deus, mas você deve ser autor de sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário