segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

ELEIÇÕES 2020: POSSO GANHAR A ELEIÇÃO SEM TER CONTA NAS REDES SOCIAIS?

Você já notou que muitos políticos usam as redes sociais em campanhas políticas e que conseguem êxito? Pois é, as últimas eleições elegeram políticos que nunca participaram da vida partidária do país, não são conhecidos da grande mídia, mas estão presentes nas redes (Youtube, Facebook, Twitter). Candidatos até então inexpressivos perante o público que não conhece essas redes. Essa onda seguiu bem o script da eleição dos famosos, que catapultou para o Congresso e para as assembleias legislativas estaduais, vários artistas, cantores e "famosos" da televisão e do rádio.

Tenho notado também, que quando se aproximam as eleições, políticos com mandato, os chamados "tradicionais", surgem nas redes, com presença diária e constante. E querem, em pouco tempo, angariar simpatizantes e usar das redes para angariar votos.

Essa tática, geralmente, é pouco proveitosa. As redes, geralmente, são lentas para a obtenção de seguidores e até de engajamento. Exceção para aqueles que chamam a atenção com fatos extraordinários, de grande repercussão nacional, o que é um tanto quanto raro.

Por tudo isso, é bom que você saiba algumas coisas bem básicas:

Há dois tipos de seguidores, os chamados "orgânicos", que são aqueles que simpatizam com seus textos, porque alguém compartilhou ou porque ele se deparou com você e passam a te seguir ou a acompanhar suas postagens. E há o seguidor que descobre suas postagens porque você postou e pagou à rede social para que ela divulgasse o que você postou, chamado de postagem patrocinada. Quase todas as redes admitem o patrocínio.

Mas qual a principal caminho para você ser encontrado na rede? Por meio dos buscadores, como Google, Bing e Yahoo. Você aparece como resultado de buscas se os buscadores entenderem que o que você posta é relevante. E isso só é possível com o tempo. Ninguém consegue ser "achado" nos buscadores, da noite para o dia.

Por isso, se você é político ou se pretende concorrer na próxima eleição, corra para as redes sociais, se faça presente, poste coisas relevantes, dialogue com o seu eleitor. Depender do tráfego pago vai gerar despesas que você não terá, caso invista, desde já, nas redes e forme um grupo fiel de seguidores, que se identifique com as postagens e argumentos que você trará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário