terça-feira, 4 de dezembro de 2018

10 MOTIVOS PARA O PREFEITO INVESTIR EM TREINAMENTO DE SERVIDORES

Ainda há prefeitos que não se convenceram da necessidade, da obrigação de investir em treinamento de sua equipe. Este texto mostra algumas razões para aqueles ainda reticentes, que consideram que treinamento é gasto e não investimento.

Gasto geralmente é associado à falta de retorno. Ou pelo menos a retorno incerto ou duvidoso. Enquanto investimento é associado a itens que darão retorno ao município ou ao órgão público. Investir em treinamento dará retorno ao gestor na medida que sua equipe estará preparada para errar menos. 

1) SEGURANÇA PARA DECIDIR - o servidor, o secretário ou o dirigente treinado, adquire, no treinamento, condições de decidir com segurança. Tomemos o exemplo do gestor que trabalha com licitação. Ele recebe uma demanda, é solicitada a abertura de uma licitação. Que modalidade escolher? Essa é uma das principais dúvidas. Se preparado, certamente escolherá a melhor modalidade para o objeto ou serviço que a administração quer contratar.

2) CAPACIDADE DE SE APRIMORAR FUTURAMENTE - o servidor treinado, o secretário atualizado, preparado, terá, no futuro, pós-treinamento, capacidade de buscar fontes de atualização. Ele receberá referências e poderá ir aprimorando seus conhecimentos no futuro.

3) CUMPRIMENTO DE DETERMINAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS - existem inúmeros julgados dos tribunais de contas e até decisões judiciais, que obrigam os gestores públicos a oferecerem treinamento às suas equipes. Vejam estas decisões do TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO:

"Acórdão nº 582/2007 P. O TCU determinou a uma prefeitura municipal, na condição de convenente, que promovesse treinamento dos membros da Comissão de Licitação, visando auferir conhecimentos sobre o processo licitatório, suas técnicas e suas normas, evitando assim que o município viesse a sofrer punições futuras pelos órgãos de controle, especialmente no tocante aos convênios federais".

4) TRANQUILIDADE DE QUE ESTÁ SENDO BEM ASSESSORADO - o treinamento, ao capacitar o servidor ou secretário, dará maior tranquilidade ao gestor. Ele terá condições de "dormir tranquilo", pois sabe que está sendo bem assessorado.

5) CUMPRIMENTO DAS LEIS E ORIENTAÇÕES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS - como sabemos, as ações diárias da gestão pública, envolvem o conhecimento amplo da legislação, bem como, das interpretações dadas a elas pelos tribunais de contas, Ministério Público e as decisões judiciais. O servidor capacitado conhecerá e se atualizará nesses assuntos.

6) CONHECIMENTO DE EXPERIÊNCIAS BOAS DE OUTROS GESTORES - os treinamentos mostram aos servidores e secretários que vivenciam esta experiência, a oportunidade de conhecer outras práticas, projetos e ações que deram certo, que renderam resultados positivos. Essas experiências são mostradas nos treinamentos e também no contato com outros gestores que participam dos treinamentos. Hoje o mundo é feito de constante troca de informações. Vivenciar isso é uma experiência única. O treinamento oferece ao secretário a capacidade de comparar o que ele está fazendo com gestores de outras cidades, avaliando, com isso, se ele está agindo bem e produzindo muito ou o contrário.

7) MELHORIA NA PERFORMANCE DA GESTÃO - MOTIVAÇÃO - um servidor preparado vai produzir mais. O treinamento estimula o secretário a melhorar ações, traz novos conhecimentos e mostra que agindo de forma diferente, novos resultados poderão vir. Imagine um secretário que conhece experiência de obtenção de recursos federais, ao capacitar-se, os resultados do seu trabalho serão muito maiores. Sua "produtividade aumentará".

8) ORIENTAÇÃO DISSEMINADA - ao voltar de um treinamento e reassumir os trabalhos, esse servidor vai disseminar os conhecimentos adquiridos, compartilhando com outros servidores, o que aprendeu no treinamento, melhorando a performance de toda a gestão, provocando a evolução contínua da equipe.

9) MELHORIA NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO - os treinamentos visam, no final, a melhorar o atendimento à população, com mais projetos, mais ações e com atos estabelecidos de forma correta e certeira.

10) ELIMINAÇÃO DE VÍCIOS - ao se capacitar, muitos gestores acabam visualizando que ações dele, estão erradas, são vícios do chamado costume. Ele sempre ouve, ao assumir o cargo: "aqui sempre foi assim". O treinamento o capacita a visualizar que nem sempre o que "sempre foi feito" está correto e é a melhor prática de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário