quinta-feira, 5 de julho de 2018

NÃO TEM! A LICITAÇÃO ESTÁ ATRASADA!

Quantas vezes você já ouviu essa "desculpa" por parte de órgãos públicos? Faltam medicamentos, faltam materiais para obra, merenda escolar e até de construção. Obras ficam paradas e não são reiniciadas. 

O festival de explicações fundadas em "atrasos" em licitações é enorme. E os gestores parece que não se envergonham de trazer a público (via imprensa e até redes sociais), a informação de que o produto ou o serviço não foram executados, culpando os responsáveis por realizar licitações.

Ao longo dos anos, pesquisamos os motivos que diariamente ensejam os malfadados atrasos nas licitações. O maior inimigo dos prazos nas licitações é o planejamento falho dos certames.

Num vídeo que postamos em nosso canal do Youtube, destacamos alguns desses itens, dando dicas de como sanar esses problemas. Veja aqui, neste link.

O planejamento começa com o pedido da licitação, com a abertura do processo de licitação. Na maioria dos casos, os gestores não investem no treinamento das equipes que atuam nas secretarias municipais. E o erro começa aí. Vamos listar alguns dos problemas:

1) Pedido de abertura da licitação feito de forma ineficiente - causado por falta de treinamento das equipes que trabalham nas secretarias municipais.
2) Falta de projetos, inclusive projeto básico e termo de referência, elaborados de forma incompleta.
3) Dificuldade de obtenção de fornecedores interessados, que pode ocorrer por culpa da má elaboração dos projetos, que impedem os interessados de apurar os preços.
4) Não publicação dos editais (má fé ou erro por falta de treinamento).
5) Dificuldade na elaboração dos editais e anexos a esses.

Não há outra solução que não seja o treinamento das equipes. As leis que cuidam das licitações é complexa e dificulta a perfeita realização dos certames licitatórios.

E isso gera ineficiência na gestão, falta de produtos ou contratos elaborados de forma deficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário