terça-feira, 9 de maio de 2017

O QUE É SER UM VEREADOR INFLUENTE? José Souto Tostes


O desgaste da classe política atinge, a cada dia, índices mais altos. A aprovação é menor hoje do que foi ontem. Tudo isso é fruto da visão que a população tem do trabalho negativo dos políticos. Avaliados em suas atuações, desde o presidente república até o vereador, todos recebem a "cara feia da população".

Um vereador influente é aquele que trabalha, atua e é reconhecido por sua atuação. Para atingir esses três degraus precisa adquirir conhecimentos.

O vereador é eleito para atuar em três frentes principais:

legislação (elaboração de leis), 
fiscalização (acompanhamento das ações do Poder Executivo) e 
julgamento do prefeito.

O vereador atuante domina essas três frentes, pelo menos consegue caminhar entre elas. Sem saber o que é legislar o vereador não consegue trabalhar, não tem como dizer que atua e não receberá o reconhecimento por sua atuação.

Ok! Vocês me dirão que os votos são trocados por favores, que na época da eleição os apoiadores ajudam e conseguem os votos necessários.

Eu até admito que muitos votos são dados em troca de favores, de contas de luz paga, de um botijão de gás ou de outros crimes correlatos.

Mas isso está cada dia menos presente nas eleições. As redes sociais, a transparência, a própria mudança do eleitorado, vem provocando a geração de uma nova geração de eleitores, que são críticos, que acompanham o vereador nos jornais e que não o elegem.

Analise bem o resultado das últimas eleições. Qual foi o recado? Alto índice de rejeição da classe política, número recorde de votos nulos e brancos, alto índice de abstenção e menor índice de reeleição. O que isso significa? Rejeição dos políticos.

Como reverter esse quadro triste e caótico?

Só há uma única saída, o vereador preparar-se para o mandato. Ter domínio do mecanismos para elaborar leis, fiscalizar e julgar o prefeito municipal.

Um vereador influente, que atua com desenvoltura, domina pelo menos os três pilares do mandato.

Um vereador influente responde ao desgaste com trabalho.

Venha ser um vereador influente, dê o primeiro passo agora. Reinvente-se como parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário