terça-feira, 16 de maio de 2017

LISTA DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS QUE NÃO EXISTIRÃO NO FUTURO - José Souto Tostes

Você certamente já viu outras listas contendo atividades ou profissões que deixarão de existir nos próximos anos. Incrível é que ao lê-las estamos sempre desconfiando. Mas você se lembra, certamente, do celular que era famoso há poucos anos, mas que hoje não está exposto em nenhuma loja, o ex-queridinho Blackberry. Foi com ele que a conversação rápida que temos hoje no Whastapp começou. Quem não queria ter um desses?

Será que seus fabricantes imaginaram que ele sumiria do mapa com a chegada dos iPhones? Mas sem ir muito longe, até poucos dias as empresas de telefonia celular vendiam pacotes de SMS. Lembra? Estavam nos planos. Hoje os SMS são utilizados por poucas pessoas, já caíram em desuso com tantos sistemas de conversação disponíveis e ao alcance do seu dedo, gratuitamente, que é o melhor. Nessa linha também está sumindo o famoso Nextel.

Você deve imaginar que só a tecnologia cria peças de museus tão rápido. Mas não é bem assim. Dos óbvios trocadores de ônibus, que já trabalham muito pouco, pois estão sendo substituídos por cartões recarregáveis, passando pelos orelhões, que já estão virando peça de museu e até o papel e a caneta, são itens que tendem a desaparecer rapidamente. Quantas cartas você recebeu nos últimos 5 anos? Você tem assinatura digital? Não, então prepare para ter em breve, pois a velha assinatura feita com caneta, está com os dias contados.

Vamos à lista:

1) Serviços bancários realizados por pessoas. Não devem durar muito tempo. Com eles, são milhares de pessoas nas ruas sem emprego, mas outros tantos trabalhando com os equipamentos que substituirão os caixas, gerentes e atendentes. Eles não serão substituídos por caixas eletrônicos, os serviços passarão a ser feitos de casa, do seu computador pessoal. Morrem também os vendedores de seguro, analistas de crédito e afins.

2) Velórios. Não é brincadeira. Você acha que velar os corpos dos entes queridos será uma atividade que o seu neto fará? Não acredite nisso. Com o fim dos velórios, devem fechar as fábricas de caixões, que hoje são usados para sepultamentos, os cemitérios e os serviços funerários, com uso de flores e velas. O corpos serão cremados por serviços de cremação do próprio governo. A despedida será no leito do hospital. Os velórios vão acabar por desinteresse das pessoas, que optarão por algo mais rápido e prático. É duro, mas é a verdade. Pense no número de pessoas que vão a velórios hoje em dia.

3) Médicos. Podem até não acabar a curto prazo, mas em 30 anos será uma classe pequena, reduzida, mínima, apenas para cumprir o que determina a legislação. Os tratamentos serão direcionados por equipes que trabalharão com a leitura e análise de exames à distância, talvez com atendimento via Skype ou algum substituto dele. Os técnicos farão o papel dos médicos, olhando paciente e prescrevendo que exames são necessários. As receitas virão por e-mail. Sobreviverão os pesquisadores e cientistas.

4) Advogados. A legislação tende a diminuir, ficar mais simples e os advogados serão poucos em 30 anos. Em alguns países onde a legislação é menor e menos confusa, os advogados já estão sendo substituídos por máquinas. Só pra lembrar, a Advocacia Geral da União (Brasil) já utiliza um robô desde 2014, instituído por meio da portaria nº 125/14, denominado Sistema AGU de Inteligência Jurídica (SAPIENS). Esse equipamento é uma espécie de biblioteca virtual de despachos, mas certamente é o início da vida de um ROSS, o advogado-robô americano, em terras tupiniquins. Nos Estados Unidos, o banco JP Morgan, um dos maiores do mundo, instituiu o COIN (contract intelligence) que faz em poucos segundos, o que consumia 360 mil horas de advogados por ano.

5) Motoristas e maquinistas. Os motoristas profissionais ou de coletivos já estão sendo substituídos em alguns países. No Brasil os robôs já operam algumas linhas do Metrô, os trens urbanos. O experimento denominado Olli, na Alemanha, é considerado um dos principais testes de veículos de transporte coletivo circulando sem motorista no mundo. A França e a Holanda já adotam projetos semelhantes. Dirigir no futuro será apenas por prazer, inclusive para veículos de uso pessoal.

6) Caixas de supermercado. No interior de São Paulo algumas redes supermercadistas já oferecem a opção de pagamento autônoma, sem a presença de uma pessoa operando o caixa (foto). O sistema é muito simples e fácil, permitindo apenas o pagamento por meio de cartão de crédito ou débito. O mesmo sistema já é utilizado para venda de bilhetes de viagem, ingressos para eventos, cinema e teatro e outras transações semelhantes. Grandes eventos só vendem ingressos através da internet.

7) Ensino presencial. Entre no Google e pequise um curso universitário qualquer. Poucos ainda não admitem a modalidade à distância. A tendência é que nos próximos anos as faculdades onde a aula é ministrada de forma presencial, acabem. Os cursos tradicionais, como direito e medicina, já ministram matérias na modalidade, facultando ao aluno assistir as aulas em casa. Só nisso, diminuem o número de professores, pessoal administrativos das empresas de ensino e tantas outras atividades inerentes à educação presencial.

8) Trabalho presencial. O velho ponto na porta da empresa está com os dias contados. Apenas algumas indústrias manterão pátios e o chão de fábrica. As empresas que prestam serviços, como escritórios de contabilidade, despachantes, locação de imóveis e outras relacionadas, vão fechar suas portas nos próximos anos. O home office que já é legalizado no Brasil (vide artigo nosso, clicando aqui),tende a ser usado cada vez mais, evitando deslocamentos nas áreas urbanas das cidades, gastos com energia, ar condicionado, locação de salas e tantas outras despesas correlatas. Os centros urbanos ficarão vazios.

A lista será sempre incompleta, pois a cada dia temos notícia de um novo serviço, o que não é difícil imaginar. Em breve vamos apresentar uma listagem de serviços que tendem a ser mais requisitados. No topo da lista certamente serão aqueles da área de tecnologia, pois haja gente especializada para tocar linhas de ônibus, coordenar home offices, gerir o ensino a distância e as demais atividades remotas.

Mas aproveite que leu esse texto e pense sobre o futuro de suas atividades atuais, pense também numa forma de você se reinventar e aprender novas coisas e integrar o futuro do mundo...

2 comentários:

  1. Há tempos venho pensando nisso... quero ler a lista dos mais requisitados!!!

    ResponderExcluir
  2. temos que reavaliar naquilo que investimos, muita coisa fica aboleta numa velocidade galopante

    ResponderExcluir