- Gente, fui à palestra e gostei de como o tema foi abordado. Fiquei satisfeito, acho que nas próximas não faltarei - dispara Léo, nosso lojista em dificuldades.
- Eu prometi que iria e não fui, chegou visita lá em casa, desanimei - fala a arrependida dona Alva.
- A sra. perdeu, dona Alva, pois a palestrante explicou o que é encantamento. Ela disse que a venda só acontece se o cliente ficar encantado - explicou Léo.
- Hummm...quando eu era nova os moços falavam, "encantado Alvinha", tempos bons que não voltam mais - suspira a velha comerciante, da loja de tecidos de Flores de Almodovar.
- Pois é! Mas ele explicou que o encantamento começa com o cenário. A loja precisa estar limpa, as prateleiras arrumadas o tempo todo, as paredes bem decoradas e a vitrine em perfeito estado. Eu já disse para a Sônia, minha mulher, para buscar a melhor vitrinista de Flores, não me importa quanto vai custar - explica Léo.
- Eu conheço da Bela, a melhor vitrinista daqui, mas ela cobra caro, por isso nunca contratei os serviços dela e a minha vitrine nunca fica bonita - diz dona Alva.
- Mas a palestrante explicou que não adianta uma vitrine bonita sem que o atendimento seja de qualidade, com meus empregados motivados, felizes e sabendo da importância do bom atendimento - completa Léo todo empolgado.
- O difícil é conseguir funcionários felizes, eles vivem cansados, desanimados - lamenta Alvinha, como é conhecida a comerciante na cidade.
- Mas dona Alva, a saída é treinar, capacitar, mostrar a eles a importância do trabalho que desempenham. Já estou preparado para inscrever minhas três funcionárias no próximo treinamento, não tem como fugir, pelo menos é uma luz no final do túnel. Eu nunca imaginei que deveria ter regras claras para os casos de trocas de produtos, que as funcionárias deveriam saber como proceder. A palestrante mostrou que mesmo em lojas pequenas, empresas de pequeno e médio porte, é necessário ter processos bem combinados com todos - comentou Léo.
- Na minha loja eu que resolvo tudo. Outro dia tive que ir ao médico, fiz um exame no outro dia e uma cliente ficou esperando pra trocar um produto, pois as meninas não sabiam o que fazer - falou Alva.
Nossa história de ficção explica bem como deve ser o funcionamento de qualquer estabelecimento comercial, que mantém contato com o público. O treinamento de pessoal é imprescindível. No interior, os comerciantes precisam ficar atentos à agenda das associações comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas, que sempre trazem bons palestrantes e treinamentos de excelência.
O cenário é importante, o produto de qualidade também, os processos de funcionamento devem ser combinados com todos, mas o principal capital de qualquer empresa é o colaborador, o funcionário, o "empregado" como chamam alguns.
Colaboradores treinados, capacitados e em condições de dar um atendimento de qualidade fazem a diferença em qualquer transação comercial. Só eles podem encantar o seu cliente. Encantar é maravilhar, jogar o pó mágico. (texto com base na teoria Disney de qualidade do atendimento)
Nenhum comentário:
Postar um comentário