sexta-feira, 10 de março de 2017

DIFICULDADES DO EX-PRESIDIÁRIO NO MERCADO DE TRABALHO E O CASO DO GOLEIRO BRUNO


O goleiro ou ex-goleiro Bruno Fernandes, condenado pelo homicídio de uma ex-amante, caso notório no meio jurídico, está vivendo as dificuldades de reintegração do ex-presidiário ao mercado de trabalho. Isso se deve, principalmente no caso de Bruno, pelo temor da mácula social para a empresa (time) que o contratar.

As empresas, mais do que nunca, vivem de sua imagem, que a sociedade mantém aliada à credibilidade e confiabilidade. Os times não são empresas, mas vivem da imagem projetada para os torcedores e para a sociedade. É dessa imagem, positiva ou negativa (pequena torcida) que nascem as oportunidades de patrocínio e parceria comercial.

A imagem do clube de futebol é associada a uma marca (patrocinador) e elas não querem estar associadas a nenhum escândalo, principalmente envolvendo um crime que ficou conhecido em todo o mundo, pois o criminoso era goleiro do Flamengo, um dos times com maior torcida.

Fora isso por se tratar de um crime bárbaro, onde as acusações de ocultação do cadáver passam por sumiço mediante cremação do corpo ou das partes da vítima terem sido "servidas" aos cães. Um crime que chocou a sociedade brasileira e até hoje é um mistério, pois o corpo nunca foi localizado.

Você tem alguma preocupação com a imagem de sua empresa? Eu sempre disse, que pequenas empresas não tem muito a perder. O que, em dias em que as redes sociais comandam as preferências dos compradores/negociadores, é questão fundamental para a reputação da empresa.

A regra é, empresas com reputação negativa, costumam ter mais dificuldades para vender. Não que você vá contratar o Bruno, para o seu balcão, mas ter crédito na prala, tratar bem os clientes e empregados, é função primordial para se resguardar a boa imagem de seu empreendimento.

Recentemente, além do caso do Bruno, outro tema vem sendo debatido nas mídias públicas, o caso da morte de um menor, onde os acusados seriam empregados de uma empresa de fast food, a brasileira Habib´s. A princípio a empresa foi acusada de não facilitar a localização de seus empregados, que estariam envolvidos no caso. Vários protestos foram marcados e alguns laudos de necropsia foram contestados.

O Habib´s não agiu com transparência e pode ter perdido reputação. Mas o caso ainda não chegou ao seu desfecho, temos que aguardar que imagem da empresa restará guardada na mente do consumidor de seus produtos.

O caso do sertanejo acusado de agredir a esposa também envolveu imagem da Rede Globo, que afastou Victor do elenco de uma atração infantil. Nesse caso, Victor também fugiu da transparência que era esperada de um ídolo popular.

Existem especialistas em lidar com casos como esses, que trabalham para evitar as máculas sociais na imagem das empresas e das pessoas. Mas a receita única é muito simples: falar a verdade, custe o que custar e agir com transparência. Quem não deve, não teme!

ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA: como previsto, o primeiro patrocinador do novo time do goleiro BRUNO, anunciou a retirada do apoio ao time do BOA ESPORTE CLUBE, que contratou Bruno. A contratação foi anunciada depois de termos escrito o texto acima.


Um comentário:

  1. Ele nao é ex nada, ela sim é ex viva. Assassinos nao deveriam ser reitegrados a sociedade.

    ResponderExcluir