terça-feira, 9 de agosto de 2016

VAMOS ACORDAR! - JOSÉ SOUTO TOSTES

A notícia de que estamos enfrentando uma de nossas maiores crises já é de conhecimento de todos. Os níveis de desemprego só sobem. E você vive com medo de engrossar essas estatísticas. Ao ouvir tais notícias você já começa a pensar nas alternativas para viver sem seu emprego.

Do outro lado, você também já ouviu que a saída para a empregabilidade é a qualificação, um bom currículo, uma boa “aparência”, dominar idiomas e tantas outras dicas.

Quando eu era criança, o sonho de minha mãe era que eu fizesse um concurso público, fosse funcionário do Banco do Brasil. Essa crença tem levado muitas pessoas para os cursos preparatórios para concursos, para os cursos de pós-graduação, MBA´s e tantos outros prometendo qualificação.

Mas você já observou que pessoas de boa “aparência”, com currículos turbinados e até pessoas que fizeram concursos públicos, estão fora do mercado de trabalho?

Nessa altura do texto você deve estar pensando que eu vou lhe propor uma solução milagrosa ou até aquelas histórias de trabalhar em casa, sem sair de frente do computador e faturar R$ 1 mil por semana. Ou que vou lhe oferecer para trabalhar numa das inúmeras empresas de produtos porta-a-porta, que lhe fazem sonhar com o carro preto ou amarelo.

Não.

Eu vivi 46 anos para descobrir que a resolução do seu problema de empregabilidade não está somente na boa aparência, no bom currículo, nos inúmeros diplomas que certificam que você é excelente profissional, nem na vontade desenfreada de sair por aí atrás do carro amarelo.

Ter um bom currículo é essencial, ter garra para buscar o sonho do carrão é maravilhoso, ter vários diplomas de pós-graduação, mestrado e doutorado, é fundamental.

Mas nada disso funciona se você, no seu íntimo, no seu coração, não está na sintonia do que se propõe a fazer. Isso mesmo, sintonia.

Nunca li essa palavra em nenhum autor, mas creio que ela expressa bem o que eu vou lhe explicar agora. Primeiro responda o que é sintonizar para você? Sintonizar é encontrar o ponto certo, é chegar ao som puro, à audição perfeita de uma rádio, por exemplo ou até da televisão, onde a imagem está translúcida, digital, sem falhas.

Mas a sintonia com o trabalho, que chamaremos de sintonia empregatícia, é muito mais que isso. Essa sintonia, já vou lhe avisar, não vem de nenhum curso, não vem de nenhum treinamento, você não a encontrará na palestra do final de semana, nem na elaboração de um bom currículo.

A sintonia é uma espécie de afinação do seu coração com os ritmos do seu trabalho (chega a ser poético!).

Você já deve ter ouvido falar que mais vale um colaborador animado, impulsionado e cheio de energia, do que um que chega cedo, sai na hora que é determinado por sua chefia, corre atrás das metas, mas que trabalha sem sintonia, sem afinação com o trabalho.

Esse colaborador, muitas vezes exemplar, sai do trabalho no horário correto, chega na hora certa, cumpre suas metas, mas não tem paixão pelo que faz, exatamente por estar fora de sintonia, por não estar afinado.

Eu sei que você deve estar perguntando como chegar a essa sintonia, se é possível atingir esse ponto de equilíbrio com o chefe ditador, com a empresa que não lhe dá nenhum feedback, que sequer percebe o seu esforço.

Já vi que você está pensando que eu vou culpar o chefe e que vou limpar a sua barra. Não.

A sintonia empregatícia só é atingida se você “correr atrás”. Não adianta reclamar na hora do café, nem amaldiçoar o seu trabalho na hora que encontrar a vizinha. A sintonia entre você e o seu trabalho só você pode atingir.

Vamos começar?

Pois bem, se você quer buscar a sua sintonia empregatícia, responda agora, não esconda do seu coração, faça uma lista, de dez coisas que você adora no seu trabalho. Não precisa escrever no caderno, nem numa folha qualquer, mas liste agora, no seu coração. Quer uma ajuda?

Vamos lá...você consegue. Os pagamentos são feitos religiosamente ao final do mês, o vale-refeição tem um preço justo, tenho pessoas que eu admiro que trabalham comigo, esse trabalho é o sustento de minha família...

Imagine se você perde hoje o seu emprego, veja quanta falta ele vai lhe fazer no final do mês. Pensa bem.

Ok. Feito o primeiro exercício, dê uma nota para a sua alegria de trabalhar onde você trabalha. De zero a dez. Poxa, mas nas vésperas das férias essa nota já foi maior...exercite isso.

Se diariamente você procurar encontrar coisas satisfatórias no seu atual emprego ou nas atividades que exerce de forma autônoma, já, já você terá cumprido o primeiro passo da busca da sintonia empregatícia.

Vamos ao segundo exercício. Tá preparado? Hoje você vai sair na hora do café e distribuir sorrisos aos colegas, ao chefe, a quem encontrar. Isso mesmo. Se você já é sorridente, exagere!

Lembre-se, ao sorrir, que você poderia estar lá fora, na fila, procurando alguma ocupação e que você está feliz por ter ali a garantia do seu sustento

Lembre-se, ao sorrir, que você poderia estar lá fora, na fila, procurando alguma ocupação e que você está feliz por ter ali a garantia do seu sustento. Seu emprego é o melhor do mundo! Essa energia vai irradiar e vai voltar, como uma onda de boa energia. Viu como é fácil!

Agora você vai para o terceiro exercício. Os dois primeiros foram fáceis, pode confessar!

Nesse terceiro exercício você vai experimentar chegar em casa e falar aquelas coisas boas que você listou no primeiro exercício, para o seu companheiro, namorado, amigo, mãe, pai, filho e para todos que você puder conversar.

Faça a experiência e você verá como a coisa funciona. Vai ser sensacional essa nossa experiência. Os resultados virão bem rápido, depois você me conta....

Esses três exercícios você vai repetir diariamente, sem faltar. São coisas simples e etapas primordiais. Mas não é só isso. Agora a coisa vai esquentar.

Sim, vamos aumentar essa vibração.

Você vai levantar de sua mesa e vai se aproximar de um colega, desde que isso seja permitido, e pedir ao seu amigo ou amiga para listar três coisas boas que ela vê no seu trabalho. E também três coisas ruins ou negativas, que precisam ser melhoradas em sua atuação como colaborador daquela empresa. Você vai pedir um feedback dos seus colegas, para que eles avaliem informalmente você.

Se não tiver a oportunidade de pedir essas respostas pessoalmente, ao pé do ouvido, peça por e-mail ou até outra forma de comunicação que exista entre os trabalhadores.

Trabalhe honestamente essas respostas, avalie, pense. Se tiver dificuldades use o setor de recursos humanos da empresa, apresente-se e exponha as dúvidas e questionamentos que esse comportamento seu, que você conhece, está incomodando ou não agradando, os seus colegas.

Lembre-se que você deve estar preparado para respostas sinceras. Para avaliar melhor, peça essa informação a três ou quatro colegas, daí você pode compreender melhor suas falhas e possíveis deslizes.

Avalie também os pontos positivos, se tem como você torna-los ainda melhor.

Muitas pessoas utilizam-se do trabalho de um coach para trabalhar essa sintonia. Os dirigentes de empresas utilizam-se desse tipo de profissional quando almejam postos maiores, chefias e até promoções.

Se você tiver oportunidade de buscar esse apoio, certamente sua sintonia empregatícia será obtida com maior rapidez. O trabalho de coaching acelera esses processos de melhoria do seu bem-estar no trabalho e na carreira.

Muitas empresas também disponibilizam trabalhos desse tipo, como coaching ou mentoring para os colaboradores, informe se sua empresa dispõe dessa opção de apoio aos tradicionais trabalhos dos recursos humanos, que são indispensáveis.

Além disso, você precisa ter sintonia com o seu compromisso, com a sua eficiência, com o seu aprimoramento profissional, com a busca de opções para o seu setor, com o estudo diário de inovações que surjam no mercado, com a constantes atualizações da sua profissão.

O mundo vive hoje a era do imediatismo. O acesso à internet permite que você tenha conhecimento quase online das melhorias, pesquisas e normativas sobre a sua atividade profissional, busque isso. Se a sua empresa não está atualizada, sugira, questione, demonstre interesse.

Um colaborador que demonstra interesse torna público a sua sintonia ou a sua busca de encontrá-la.

Parabéns, espero que tenha colaborado para lhe tirar desse sono, dessa acomodação, desse estado letárgico, para uma nova era em sua carreira, com passos simples, fáceis e que podem virar um hábito.


Pode ter certeza que esse hábito vai trazer resultados rápidos. A sintonia é a sua alegria, é a sua satisfação de ter um emprego e a certeza de que ele será mantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário