As equipes de marketing já estão presentes nos pequenos e grandes negócios, como realidade indispensável ao bom funcionamento de qualquer empresa. Sua função, basicamente, é comunicar ao público EXTERNO, as vantagens de se comprar em determinada empresa ou negociar com outra. Apresentar preços, promoções, produtos disponíveis e até lançamentos.
O marketing traz o cliente até a empresa. É responsabilidade dele.
Mas e o público interno das empresas, os colaboradores ou empregados? Quem se encarrega dele?
Pois é, nem todas as empresas preocupam-se, na hora do marketing, com o público interno. Quem já não passou pelo constrangimento de buscar uma promoção numa loja ou empresa e ao chegar lá se deparar com aquele funcionário que parece desavisado?
Na verdade, ele não é nenhum desavisado, que está alheio à última promoção divulgada no rádio ou na televisão. Sua falha é "culpa" das equipes de marketing.
Alguns estudiosos chamam de marketing interno ou marketime (marketing + time), essa preocupação com os colaboradores da empresa. A preocupação de munir os colaboradores da última promoção ou projeto lançado naquela organização empresarial, também é responsabilidade do marketing.
Volta aqui a máxima de que se você saiu insatisfeito de uma empresa, a imagem que fica é de algum colaborador. E, em grande parte dos casos, por falta de treinamento, atenção e preparo das equipes.
Mais do que nunca, o colaborador é o principal ativo de uma empresa, queiram os empresários ou não. Investir em treinamento redundará em resultados imediatos e imensuráveis (será?).
E se o marketing traz o cliente à empresa, quem o segura e o torna fiel é o colaborador. Daí nasce a razão para mantê-lo atualizado, conectado e ciente, para que se engaje em tudo que a empresa promove.
Muito bom!
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