sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

PERSPECTIVAS PARA 2019

E timidamente o ano vai começando. O ano é como o dia, vai aquecendo aos poucos. Não é só no Brasil, mas no mundo todo. Parece que o final de ano nos remete a uma espécie de ressaca. E ela vai se curando aos poucos.

Esse clique aí eu dei na terça-feira, em pleno centro comercial do país, na Avenida Paulista. Por incrível que possa parecer, até lá, no Estado que tem a fama de ter um povo trabalhador, as coisas ainda estavam mornas. O trânsito do final de tarde estava tolerável.

Mas no mundo político a coisa começou hard. Um Congresso está se despedindo. Os novos já dizem o motivo de terem vindo. Infelizmente parece que "nada mudou". Os renans e maias ainda deverão ser eleitos, respectivamente para o senado e para a Câmara Federal.

No governo, além do troca-troca de ministros e das velhas práticas, também parece que, aos poucos, vamos percebendo que "nada mudou". Já tem até futuro senador pedindo privilégio de foro com antecipação.

Sob o ponto de vista prático e legal, também parece que pouca coisa mudou. Até a liberação do uso e venda de armas é meio "fake". Isso porque apenas alguns critérios mudaram para a posse (guardar a arma num cofre em casa) e não para o porte (andar com a arma na cintura).

A lei de licitações não foi aprovada. Com o final do mandato, novas comissões e novos olhares devem pairar sobre ela. Mas nada que se vislumbre a curto ou médio prazo. A esperança de aprovação em 2018 ficou na esperança.

Mas, como disse, aos poucos o país vai acordando. Bolsonaro terá que fixar as novas regras para fixação do valor do salário mínimo, isso de imediato. E terá que discutir as regras da nova previdência. Ao que parece, o Ministro Paulo Guedes está gestando esse modelo com a equipe governamental.

Seguiremos acompanhando, discutindo e falando sobre os temas importante para o país. E contamos com sua participação e leitura.

Um bom 2019 a todos os leitores do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário