terça-feira, 27 de novembro de 2018

PREFEITURAS DEVEM FAZER BACKUP DIÁRIO DE SEUS BANCOS DE DADOS

As prefeituras municipais devem estar sempre alertas para a necessidade diária de realização de backups de seus bancos de dados. Essa é uma prática de segurança de tecnologia da informação recomendada a todos os entes e unidades administrativas que detém, sob sua responsabilidade, banco de dados e arquivos contendo informações sobre clientes e contribuintes (no caso de impostos e taxas).

O que é o backup? 

Em linguagem popular, é "salvar" o banco de dados num compartimento separado de onde originalmente ele está.

Que arquivos devem ser guardados?

Cadastros de contribuintes, servidores municipais e todos os arquivos necessários ao funcionamento da unidade administrativa.

Quem é responsável por esta prática?

A unidade administrativa, prefeitura, Câmara Municipal, fundo de saúde, fundo de educação, autarquias e empresas públicas.

A empresa fornecedora do sistema é obrigada a realizar o backup?

Não, em regra. Com exceção dos casos onde tal backup conste do contrato. Mas geralmente isso não acontece. Até porque o backup deve ser diário e a empresa fornecedora dos sistemas não está presente no dia-a-dia da unidade administrativa.

O que é responsabilidade da empresa é fornecer um sistema que possibilite a realização do backup.

Quais os riscos para quem não faz o backup?

Perda de informações, gerando enormes prejuízos para o ente. Imagina a perda, sequestro ou inserção de criptografia, que impede o acesso, de um banco de dados de contribuintes de IPTU? Como a prefeitura iria realizar a cobrança do imposto? Como saberia que contribuinte pagou e que contribuinte não pagou os tributos?

Esses ataques têm sido noticiados no Brasil, inclusive em municípios de pequeno porte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário