segunda-feira, 12 de novembro de 2018

CIDADES INTELIGENTES NO 5º SEDIP

No dia 08 de novembro de 2018, a Custom Sistemas foi sede do 5º SEDIP – Seminário de Discussões Públicas que abordou o tema Cidades Inteligentes: o futuro da gestão pública. O evento, que reuniu prefeito de Resende e secretários de diversos municípios fluminenses, contou com a presença de 66 convidados e sete palestrantes, com inscritos de 26 diferentes municípios do Estado.

O assunto, que é pauta de discussões em fóruns nacionais e internacionais, foi detalhado ao longo do dia com palestras sobre gestão criativa, com o coach de carreira Luiz Manoel; carros conectados, com o responsável de projetos e indústria 4.0 do Grupo PSA, Martti Mendes; mobilidade urbana, com Jozé Cândido Lacerda Jr, arquiteto e autor dos projetos da Transoeste, Transcarioca e Transolímpica, no Rio; e também abordagens e estratégias para as cidades brasileiras atuais, com o palestrante Marcos Marconi, que foi premiado no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, na Espanha, pelo desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas com impactos reais para a sociedade.

No dia do evento também houve a apresentação do case Avanços Tecnológicos na Prefeitura de Resende, em que o Superintendente de Tecnologia da Informação do município, Márcio Silvestre, apresentou ao público as ações que a entidade vêm tomando para modernizar a gestão das informações da prefeitura.

O SEDIP é realizado desde 2015 e é um dos maiores eventos destinados à gestão pública promovidos por uma empresa privada no Estado do Rio de Janeiro. Segundo o gerente comercial da empresa, Alexandrino Barros, o objetivo do seminário é trazer assuntos novos e relevantes para os gestores públicos do Estado e gerar reflexões sobre as novas formas de gestão. “Queremos apresentar para os gestores que é possível fazer uma gestão pública eficiente com a utilização correta das tecnologias e, principalmente, é preciso que os gestores mudem a forma de pensamento, já que estamos caminhando para uma sociedade cada vez mais conectada e compartilhada”, analisa.

Segundo Marcos Marconi, especialista em cidades inteligentes, o objetivo maior de implementar a tecnologia na gestão pública é aperfeiçoar o governo. “Nas cidades inteligentes se busca ser mais eficiente, ter mais ações inteligentes nas cidades gerindo melhor os orçamentos municipais, mas mantendo foco no cidadão, ou seja, na melhoria do serviço prestado a eles” conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário