terça-feira, 28 de agosto de 2018

POLÍCIA FEDERAL INSPECIONA URNAS ELETRÔNICAS NO TSE

Três peritos do Departamento de Polícia Federal estiveram na manhã desta segunda-feira (27) na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar da inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições de 2018. A ação faz parte do processo de validação do Sistema Eletrônico de Votação e continua até está sexta-feira (31), na Sala de Lacração do TSE, localizada no subsolo do edifício-sede do Tribunal.
Para o assessor de Tecnologia da Informação do TSE Elmano Amâncio de Sá Alves, essa é uma etapa importante no preparo do sistema de voto eletrônico. “No que diz respeito à urna, o TSE trabalha com dois pilares: o da transparência e o da segurança. A visita da Polícia Federal é um dos eventos que dão sustentação à questão da transparência”, explicou.
Os peritos da Polícia Federal já haviam participado dos Testes Públicos de Segurança da urna eletrônica em 2017 e vão aproveitar a oportunidade para se inteirarem ainda mais sobre o sistema eletrônico de votação. Ao longo da semana eles verificarão se os códigos estão aptos para as funções para as quais foram desenvolvidos.
Segundo o perito da Polícia Federal Ivo de Carvalho Peixinho, essa etapa da validação é tão importante quanto complexo, porque compreende o domínio de sistemas vitais para o funcionamento da urna, como os que enviam os boletins de urna para o TSE e o que totaliza os votos.
Peixinho também chama atenção para a importância da ação para a própria Polícia Federal. “Se por um lado ajudamos o TSE em possíveis melhorias, o contato mais direto com os códigos-fonte também nos torna mais preparados para eventuais demandas no processo eleitoral”, afirmou.
Ao final do processo de análise, a equipe de peritos vai gerar um relatório para ser entregue ao TSE e à Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário