sexta-feira, 21 de julho de 2017

DESCULPAS: UM CASO RECORRENTE!

Tenho escrito aqui sobre o tema desculpas no ambiente de trabalho. E o assunto é sempre recorrente em todos os ambientes que frequentamos. Como diz o professor João Cordeiro, as crianças já nascem com o chip da desculpa. Percebo que nem sempre a pessoa consegue controlar quando realmente aconteceu algo que a impediu de realizar uma tarefa, da ocasião em que faltou planejamento e ela não cumpriu o que prometeu.

Analisando um caso recente de desculpas, notei postagem numa rede social onde um empresário e consultor e que atua em várias áreas, informa que cometeu um erro ao realizar uma tarefa diária, que prejudicaria um evento de sua responsabilidade, que teria apresentações para fazer no outro dia e nada havia preparado e na data subsequente teria que atender clientes em consultoria, mas que sequer havia estudado o perfil dos clientes.

O que ele quis mostrar com isso?

Que é um cara atarefado, cheio de trabalho, na linguagem do mercado, seria um workaholic, ou seja, viciado em trabalho, multiarticulado, enfim, alguém que trabalha muito.

Eu logo associei ao caso dos artistas famosos, que se gabam, no auge da fama, de não ter tempo para parar em casa, que são muito assediados, trabalham sábados, domingos e feriados o dia todo, vivem no hotel....dá um glamour na vida da pessoa. No caso dos artistas mostra que a fama chegou e o estrelato junto com ele...

Interessante que notei várias pessoas, na referida rede social, consolando o empresário, uns oferecendo apoio, outros dando força, com mensagens do tipo "vai dar tudo certo" ou ainda "já deu tudo certo..".

As pessoas, em sua maioria, não enxergam erros nele, ao contrário, parece que ficam até "com pena", sofrem com o empresário. Há uma tendência de julgamento, por nossa parte, tolerando a desculpa. 

Mas como o mundo corporativo profissional analisaria o caso?

As grandes empresas, ao lerem essa postagem, já rejeitariam o perfil desse empresário para qualquer posto que ele por acaso se candidatasse. Isso mesmo. Não passaria no teste por causa dessa postagem.

Que erros ele cometeu? Você pode alegar, como comentaram, que "errar é humano". Sim, claro, mas há limites para erro. E no caso dele o erro foi apenas ao cancelar a inscrição eletrônica feita de um evento.

Ele informa que teria apresentações a fazer no dia seguinte e não havia preparado, que teria que virar noite para cumprir a obrigação. O que o levou a não preparar antes as apresentações? O erro foi hoje, as apresentações seriam amanhã, porque não preparou ontem as apresentações ou outro dia?

Note que sempre estou frisando a palavra empresário, não é um estagiário, não é um diretor, é o CEO de uma empresa, tem que estar preparado para trabalhar com planejamento, prevendo erros, prevendo acidentes, prevendo casos inesperados que atrapalhariam o dia a dia dele....

Ele informou também que dois dias depois teria que atender clientes em consultoria e que não havia estudado o perfil das empresas. Mais um trabalho atrasado, que poderia ter sido feito antes. 

A pergunta fundamental é: PODERIA TER FEITO ESSE SERVIÇO ANTES E NÃO FEZ?

Se poderia e aconteceu um fato imprevisto, um desvio de rota, qualquer que seja, a alegação para não cumprir o prazo é uma desculpa.

No caso desse empresário aconteceu um fato imprevisto, prejudicando o evento que ele programou, tudo certo, não é desculpa para esse acidente, que ocorreu horas antes do evento começar. Foi um erro, uma falta de atenção, dá pra aceitar...

Mas e as apresentações que seriam no dia seguinte?

E os clientes que seriam atendidos em consultoria para o outro dia?

Demonstrou com o texto que é uma pessoa que não planeja o seu tempo de forma correta, que assumiu compromissos que não poderia cumprir, que prestará um serviço de baixa qualidade, tanto nas apresentações que seriam feitas às pressas, quanto na consultoria, que seria dada sem estudo dos casos dos clientes...

O objetivo desse texto é estudar um caso concreto ocorrido no dia a dia do mundo corporativo, não estou identificando as partes envolvidas, nem usando o texto para criticar especificamente ninguém, mas mostrando a necessidade nossa de programarmos nossas atividades, assumindo somente os compromissos que temos condição de atender. E mais, é obrigação realizarmos nossas atividades com o maior zelo possível, com rigor no tempo para nos prepararmos para cada evento, cada serviço a ser prestado, por respeito ao cliente e a quem será por nós atendido.

Se me proponho a vender cachorro-quente, que seja o melhor dog da cidade, se me proponho a apresentar palestras, que sejam as melhores palestras do país, significa dizer que tudo que faço tenho que me esforçar ao máximo para ser o melhor, mesmo assim estarei sujeito a receber críticas e não ser aprovado por minhas ações....

Ser workaholic é ser viciado em trabalho, mas em trabalho bem feito...fora disso é muito feio!


Nenhum comentário:

Postar um comentário