terça-feira, 30 de maio de 2017

QUE ATIVIDADES PROFISSIONAIS SOBREVIVERÃO AOS PRÓXIMOS 30 ANOS?

Depois do texto em que falamos as profissões e atividades que deixarão de existir nos próximos 30 anos, prometemos falar sobre o que estará em alta no futuro. Veja aqui neste link o primeiro artigo. Naquele texto segundo o que pensamos, serão excluídos da lista de atividades que existirão a medicina, no formato atual e o trabalho do advogado, como é realizado hoje, além de outras.

Com o fim dessas profissões, outras farão o que elas fazem hoje.

Não há nenhuma dúvida que as atividades desenvolvidas de forma eletrônica, com a utilização da internet e da robótica e suas muitas possibilidades de interação, terão papel fundamental para substituir as atividades médicas e da advocacia.

Então vamos à prática.

Hoje em dia, basta você entrar no Google para ter acesso a um imenso banco de dados. Dados e informações. Por exemplo, você quer cópia de contratos de locação. No Google você terá milhares de modelos.

Imagina que você está sentindo muita dor de cabeça, mas não pretende ir ao médico, você pode consultar no Google, buscando alguma descrição que coincida com a sua dor.

Isso são bancos de dados eletrônicos, que as próprias empresas e profissionais disponibilizam. Dei dois exemplos, um da medicina e outro do direito para introduzir o tema banco de dados.

Eles serão organizados e colocados em programas de consulta específicos, tanto para o direito (advocacia) quanto para a medicina. E serão de acesso amplo, mas controlado. Por meio de sua assinatura digital (já obrigatória para várias atividades) você se cadastrará e o sistema já terá tudo sobre você.

Os advogados robôs hoje atuam assim. O usuário especifica um comando, por exemplo, encaminha um contrato. O contrato é analisado pelo robô e o robô retorna com informações que ele encontrou no seu banco de dados, dando as informações pertinentes.

Ou seja, o robô procura pareceres, outros contratos e julgamentos referentes ao que está retratado no contrato que foi objeto da consulta. Ele emite um documento aprovando ou desaprovando o contrato, com base na opinião de milhares de advogados do mundo todo. Ele compara o que consta do contrato com a legislação de inúmeros países. Tudo isso em tempo muito curto.

Na medicina imaginamos que a coisa será bem parecida. Você será atendido por um profissional da saúde, provavelmente um enfermeiro ou técnico e este lhe interrogará. No momento que vai interrogando, preenche um formulário eletrônico. Note que este formulário, que substituirá as perguntas do médico, que hoje são feitas no consultório, terá a vantagem de ter sido um formulário elaborado por milhares de médicos, em regime de cooperação. É muito mais que a experiência e o conhecimento de um único médico.

Será que o seu médico, que muitas das vezes lhe dedica poucos 40/50 minutos detém o conhecimento desses especialistas que elaboraram esse formulário? Isso significa que o formulário é muito mais completo que qualquer consulta médica que você faça hoje, pois levou em conta o parecer de milhares de profissionais do mundo todo.

Tendo tal parecer em mãos, que será emitido na hora, o próprio médico-robô vai solicitar exames, investigações complementares e outros dados que ele julgar importante. Depois que o paciente realizar os exames, o próprio laboratório ou clínica já alimentará o sistema, de forma direta, emitindo um laudo e os resultados finais.

Em sua própria casa o paciente obtém o receituário e inicia o tratamento, seguindo as recomendações, prescritas com base na experiência de milhares de médicos.

No futuro surgirão profissões que hoje sequer existem ou imaginamos. Das que imaginamos, creio que essas estarão em alta:

1) Programadores de sistemas (área de informática) - trabalharão para criar, aprimorar e dar suporte na utilização dos sistemas. Serão funções primordiais na nova era.

2) Enfermeiros e técnicos de enfermagem - trabalharão no atendimento aos pacientes, na realização de atendimentos urgentes e até em pequenas cirurgias. O curso de enfermagem será mais longo e terá outros fundamentos da área médica.

3) Especialista em vendas de conteúdo - são os vendedores de programas, que além de vender, darão suporte e atendimento aos clientes visando suprir todas as necessidades na utilização dos robôs. O vendedor tradicional de sapatos, roupas e bebidas, vai acabar. As empresas, bares e restaurantes vão comprar direto dos produtores, via internet, sem qualquer intermediação. Esses vendedores serão especialistas, podem ser médicos, advogados, engenheiros e técnicos. Ou seja, formação superior obrigatória.

4) Professores - nunca os professores ficarão inativos, mas sempre trabalhando com plataforma tecnológica, mas só existirá ensino à distância. Preparem os professores para gravar vídeos e realizar tutorial com os alunos. Tudo isso sem sair de casa.

5) Recreadores ou integradores - eles farão a vez da escola, para que as crianças se sociabilizem, pois ficarão muito tempo em casa. Também serão de formação superior, nas áreas de psicologia, pedagogia e serviço social. Terão importante papel, principalmente em épocas de mudança, quando as atividades começarem a ter fim, ocorrerá um verdadeiro colapso psicológico no mundo.

6) Engenheiros - o mundo deverá ser redesenhado, as ruas serão pouco utilizadas, os carros circularão menos, as casas deverão ganhar novas dimensões, pois todos trabalharão em seus próprios lares. Imagine que até o metrô dos grandes centros serão manipulados de uma casa, via internet, sem presença física nas empresas.

7) Especialistas em comunicação - ocuparão funções de redatores, jornalistas e comunicadores de um modo em geral, trabalharão redigindo manuais dos inúmeros robôs, darão consultoria para os usuários e até suporte. 

8) Reconstrutores ou reprogramadores de carreiras - como as atividades ficarão sem função, com a vinda dos robôs, muitos médicos, advogados e outros profissionais deverão trabalhar em atividades diferentes. Esses especialistas, que substituirão os setores de recursos humanos, vão reconstruir as carreiras.

9) Técnicos de meio ambiente - estes vão manter o ar limpo, cuidar das florestas, que serão em número maior que hoje, mas também cuidarão da água, da terra e dos animais. Eles vão ensinar as pessoas a usarem o mínimo de água.

A lista acima será sempre atualizada, pois a velocidade de invenção e inovação é enorme. Ou seja, ela estará sempre desatualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário