terça-feira, 28 de março de 2017

CONTESTAÇÃO E RESILIÊNCIA SÃO AÇÕES QUE PODEM COMBINAR? José Souto Tostes

Você é um colaborador obediente/resiliente? Os manuais de boa administração dizem que os bons empregados são os incomodados. O chamado pai da nova administração empresarial afirma que se conseguirmos que pelo menos um terço de nossos liderados caminhem conosco, já podemos nos considerar vencedores. São palavras de Peter Drucker.

Um gerente, presidente ou diretor de uma empresa só chegará ao posto se contestar. Se conseguir obter a adesão, às suas ideias, de pelo menos um terço do que chamam de liderados. Esse gerente, um dia, contestou seu líder.

O diferencial é estar preparado. É reinventar-se sempre. É preparar-se sempre para avançar. O mundo não é estático.

Tome por base as grandes empresas que não sobreviveram à modernidade. Estudemos o exemplo da Olivetti, que produzia máquinas de escrever. Ela fornecia para cada casa, cada trabalhador, um equipamento que já foi artigo de luxo. E não estamos falando de muitos anos, talvez 30, no máximo. Hoje as casas não dispõem de máquinas nem como peça de decoração.

A Olivetti foi um grande sucesso empresarial. Quem tinha uma máquina dela, era um sortudo, um privilegiado. A empresa, que ainda existe, pertence a um grande grupo de comunicação italiano, mas não está mais em nossas casas, pois os computadores tomaram o lugar das máquinas de escrever e decretaram sua morte.

Muito provavelmente, na década de 90, quando os computadores invadiram todos os lares do mundo e o boom explodiu no Brasil, a Olivetti pode ter pensado, "que time que está ganhando, não se mexe". Assim somos nós. Ao atingirmos o topo de nossas carreiras, com bom salário e colocação privilegiada no grupo para o qual trabalhamos, passamos a ver o mundo como a Olivetti, sob as lentes do sucesso.

Se nos perdermos no tempo, daqui a pouco estaremos como as máquinas daquela empresa, nos cantos e depois seremos descartados, quem sabe amargando um triste final de vida.

Por isso, a reinvenção é uma obrigação. E ela nos manterá líderes ou nos fará líderes. E tal liderança não é conseguida com resiliência, aceitando tudo que nos é imposto. Nós é que devemos ter o caminho para nossas empresas. Nós é que devemos mostrar para onde a empresa pode seguir.

Não é uma opção. Liderar é a única opção. E liderança com reinvenção significa liderança continuada ou projeto a longo prazo.

Se você nunca contesta, se você nunca mostra o caminho, nunca será um líder. Não que você passará a ser o terrorista da unidade onde trabalha, que a tudo critica e nada concorda. Não. Além de liderar, deve saber lidar com as transições. Seu papel é ajustar a vela do barco. Colaborar com o processo de transição, impedir que o caminho da transição se desvie do curso.

Contestar é agir com coerência sob a mesma missão. Entender o processo, reinventar, apresentar propostas viáveis e colaborar, seguindo o caminho da empresa e corrigindo os possíveis desvios.

Pegue o mapa, que é a missão. Use-o como bússola. Corrija a vela e siga o caminho do sucesso. Conteste, para um dia ser contestado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário