quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

JOSÉ SOUTO TOSTES RESPONDE SOBRE PALESTRA MOTIVACIONAL

O advogado José Souto Tostes foi convidado para participar de um projeto em que elaborou uma palestra motivacional para empresas privadas e profissionais entrando no mercado de trabalho. Sua apresentação foi considerada uma das melhores. Seguem abaixo questões sobre esse projeto na vida do advogado militante desde 1993 na gestão pública:

1) O sr. é advogado atuante da área pública. O que levou a preparar uma palestra motivacional?

Resposta: Foi um desafio trabalhar por 24 anos em cargos públicos, dando consultoria para órgãos e clientes da área pública e iniciar a prestação de serviços na área privada, onde tenho atuado desde o início de janeiro de 2015. E para compreender esse mundo empresarial, nada melhor que estudar, frequentar cursos, ouvir empresários, ouvir colaboradores de empresas, pesquisar e fuçar bastante no Linkedin, a rede social profissional.

2) Quais foram os itens que o sr. identificou?

R.: O mundo está num enorme processo de transição. As pessoas não se importam mais com o colega ao lado, nem com o vizinho e, em alguns casos, esquecem até da família. O excesso de informações, vindas de todos os lados, estão trazendo ansiedade, medo e dificuldade de lidar com esse mundo novo. Além disso, existe o conflito, no local de trabalho, das gerações de trabalhadores. Os mais antigos, que nasceram na era do rádio, como meio de comunicação único ao lado da televisão, que são conservadores, preferem a comunicação olho no olho, com as demais gerações, todas com características bem próprias. Até as empresas encontram dificuldades para lidar com essas diferenças das gerações.

3) A palestra trata só desse tema?

R.:Não. A palestra tem três tópicos na área do trabalho, que são a comunicação, facilidades, dificuldades e forma de interação no meio empresarial, a importância do feedback e os problemas da detração no local de trabalho, tem um segundo tópico que é a dificuldade de lidar com esse período de transição, de lidar com a pressão e o excesso de informação e o terceiro grande tópico, pois eles são divididos, é o que trata da ética, do compliance no mundo privado. Destaco as formas de lidar com as novas mídias, como os smartphones e seus inúmeros aplicativos e a forma disso influenciar na produtividade.

4) Com o tema "Eu melhor, empresa melhor", o que é sugerido para a melhoria pessoal?

R.: Lanço um desafio, para que os participantes saiam do conforto e busquem estar entre os melhores, entre os mais eficientes, que são, segundo pesquisa recente, 11% dos profissionais. O desafio é muito bem encarado por todos.Mostro que a detração, a forma não transparente de agir, o desânimo e a falta de feedback, são extremamente prejudiciais no mundo do trabalho. Um dos temas é saber lidar com transição e ter paciência para lidar, até que um projeto seja definitivamente implantado. O trabalhador lida com dificuldades entre o lançamento de um projeto novo e até sua definitiva implantação. O saber ouvir, o compreender primeiro, para depois ser compreendido.

5) Quantas apresentações o sr. já fez?

R.: Fiz 18 apresentações dessa palestra motivacional. Em algumas empresas grandes e em outras menores, de pequeno porte, com 30 a 50 empregados participantes. O sucesso foi acima do que eu esperava. A apresentação é ágil, tem três pequenos vídeos e os participantes saem motivados após nossa palestra.

6) Como o trabalhador e o empregador devem lidar com a produtividade, frente aos inúmeros novos mecanismos de divulgação de informações?

R.: Cada empresa deve encontrar uma maneira de lidar com os whatsapps, com os facebooks e twitters. Não tem fórmula mágica. Mas a formação de uma rede de contatos, principalmente no meu ramo de negócios, na atividade que eu atuo, é vantajosa para a empresa. Imagina um técnico na área contábil. Se ele tem 200 amigos em sua rede, diariamente são 200 profissionais pesquisando em seus universos, em suas redes e trazendo informações novas para o profissional. Claro que nessa rede não caem só bons peixes, mas o bons compensam os ruins. Tenho visto soluções diferentes para encarar o problema, até algumas em que os celulares são banidos do meio de trabalho, ficam guardados fora do acesso do trabalhador.

(foto da apresentação feita aos colaboradores da empresa JR CONTABILIDADE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário