sábado, 8 de outubro de 2016

PREFEITO ANUNCIA SECRETARIADO! - José Souto Tostes

Resultado de imagem para fotos grupoEnfim, ganhei a eleição! Agora a responsabilidade é minha. Os eleitores confiaram no meu projeto. A população depositou esperança em mim. E com quem eu vou trabalhar? Pois é, difícil né? Tenho vários amigos que me ajudaram, que trabalharam em minha campanha, vou escolher entre eles. Resolvido. SQN (só que não - expressão usada nas redes sociais).

O meu município merece mais. A cidade merece mais. Eu não posso misturar campanha eleitoral com o mandato. Acho que eles vão entender, pois participaram desse projeto pensando no bem da cidade (SQN!). 

Eis o dilema! Eis o problema! Já vou começar desagradando...mas tenho que enfrentar. O meu objetivo é agradar à maioria e realizar uma grande gestão. 

Será que não consigo conciliar? Escolher bons nomes na equipe de campanha? Tem sim! (SQN).

O texto acima, escrito na primeiro pessoa, tem sido a vivência de muitos prefeitos eleitos no domingo passado, nos mais de 5 mil municípios brasileiros. Os prefeitos eleitos enfrentam a primeira dificuldade ao montar suas equipes.

O prefeito deve pensar que não é possível encontrar bons profissionais em sua cidade, fora de sua equipe de campanha. Mas é possível, nós cremos nisso, basta procurar, pesquisar, avaliar, ouvir e sentir o que cada profissional pode ajudar. Ouso mais, na própria prefeitura, entre os servidores municipais, existem pessoas capacitadas. Pense nisso, prefeito!

É bom o prefeito ter conhecimento, que sua força diminui ao longo da gestão. Os primeiros meses são cruciais, pois vocês estarão sendo avaliados e julgados pelos servidores (principais colaboradores e que definirão o sucesso do seu governo) e da população, seus eleitores. Esses lhe dão um cheque em branco, mas perdem a paciência ao longo do governo. Sua tarefa é manter a confiança e o respeito dos servidores e da população durante todo o mandato.

Sua hora de tomar atitudes duras é agora. Sua hora de demitir é agora, de cortar gastos, de acertar os investimentos e de implantar uma boa gestão. Você, prefeito, é muito mais líder do que gerente. Lembre que o seu cargo é político. Sua função agora é liderar sua equipe de governo. Eles são os gerentes e devem colaborar para cumprir suas promessas de campanha.

A montagem de uma boa equipe agora, que trabalhará com competência e EFICIÊNCIA (é o que mais falta na gestão), definirá os rumos do seu governo.

E a tarefa é realmente difícil. É como o jogo de xadrez nos momentos de ataque e defesa.

1) Escolha secretários que conheçam da área em que trabalharão, que conheçam a rotina, conheçam os aspectos administrativos, que detenham algum tipo de experiência, sejam proativos, tenham iniciativa, sejam gerentes, sejam audazes, respeitem, saibam ouvir e saibam liderar suas equipes com seriedade e eficiência.

2) Como disse num texto anterior, nomeie secretários que possam ser demitidos. Ao nomear, reflita como se tivesse demitindo. O secretário com vínculo pessoal, familiar ou de amizade, você terá dificuldade para demitir e ele vai lhe trazer problemas.

3) Trace um perfil técnico, mas que seja um elemento capaz de entender a importância do Legislativo, que saiba acompanhar projetos e que levá-los a cabo com a equipe da secretaria que assumirá.

4) Já vi prefeitos escolhendo ex-bancários para ocupar cargos da área de fazenda, um grave erro, se o escolhido nada conhece da gestão financeira pública. São coisas totalmente diferentes. O bancário, no mais das vezes, não tem experiência na área de tributos municipais, receita e noções de contabilidade pública. Muito cuidado. Essa área será importante nesse período de crise.

5) Secretários autônomos é imprescindível. Mas que tenham em você um líder.

Os secretários municipais devem abraçar um projeto, traçar, com você, as metas prioritárias. A população quer respostas rápidas, elas existem, mas devem ser tomadas com total cautela. Arrume a casa primeiro, depois ouse em seus projetos!

Um último dado para reflexão: dos prefeitos eleitos em 2012, segundo pesquisa no site dos tribunais de justiça de São Paulo e Rio de Janeiro, quase a totalidade deles, está respondendo ações civis públicas por improbidade administrativa. E todos do Estado do Rio de Janeiro foram multados pelo Tribunal de Contas e 80% dos prefeitos que assumiram o mandato em 2012 no Estado de São Paulo, também receberam penas do TCE/SP.

Considere essa informação ao escolher o seu secretário, eles serão sua maior proteção.

Boa sorte!


Um comentário:

  1. PREFEITO CLOVINHO, por favor, você foi ELEITO por um POVO que quer MUDANÇA GERAL: Escolha SECRETÁRIOS NOVOS, ASSESSORES NOVOS E QUE LHE DARÃO SEGURANÇA NO TRABALHO E ORIENTAÇÕES IMPORTANTES para MUDAR O MUNICÍPIO ( CIDADE, DISTRITOS E ZONA RURAL ) DE MIRACEMA!
    Nada de pessoas " viciadas no Poder " e que não acrescentaram nada ao nosso Município!
    CONFIO EM SUA ESCOLHA!
    Grande abraço, Prefeito CLOVINHO TOSTES!
    Rachel Bruno

    ResponderExcluir