segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PARA O PREFEITO ELEITO REFLETIR

Resultado de imagem para comemoraçãoA euforia é grande, imagino como é. No mesmo instante o assédio é muito maior, principalmente para os novatos, grande maioria dos eleitos esse ano. Imagina ter sido eleito prefeito da cidade que amamos! Imagina o poder de construir, de modificar, de fazer melhor! Uma sensação que poucos poderão sentir.

Mas e agora? O mundo está de olho em mim, as redes sociais vão propagar o meu erro e o meu acerto (muito menos). O meu adversário vai acompanhar cada passo que eu der. E a minha equipe vai ser atuante?

Tenho alguns aprendizados conquistados com anos trabalhando com o poder público. E vou listar essas dicas em dez itens.

1) A escolha da equipe de governo vai refletir durante todo o mandato. Não basta escolher os melhores. Escolha e nomeie apenas quem você pode demitir. Entendeu? Quem você tem compromisso pessoal, você não pode demitir, vai segurar. Lembre que o ÚNICO RESPONSÁVEL por tudo é você prefeito.

2) Faça escolhas técnicas, mas por pessoas que realmente conheçam. A administração pública exige muito conhecimento. Em todas as áreas há necessidade de conhecimento técnico. Imagine um secretário de Agricultura, por exemplo. A primeira vista não se pede conhecimento técnico dele. Errado. Quem fará a prestação de contas de recursos que ele venha a obter? E hoje, a administração de uma cidade, qualquer que seja ela, exige conhecimento técnico de gestão pública, noções de contabilidade pública, noções da legislação, de prestação de contas e capacidade administrativa. Ao contrário da administração privada, onde a liderança tem que estar aliada à capacidade técnica, no Poder Público a liderança conta muito menos, o conhecimento técnico tem muito maior peso.

3) Não use os cargos públicos para agradar amigos. É melhor não nomear do que nomear e ter que demitir depois (isso quando pode demitir...). Os amigos você vai nomear para agradar e não para tocar recursos públicos, esses não podem ser usados para agrados. Se é amigo, tem que entender uma boa explicação.

4) Trabalhe com o orçamento em mãos. Tenha um bom programa de computador, que lhe forneça dados precisos e diários, sobre cada projeto possível. Mas não esqueça de priorizar o pagamento mensal dos servidores, repasses previdenciários e demais obrigações. Um bom programa de computador (software) faz muita diferença na gestão.

5) A prefeitura é mantida em parte, por sua arrecadação. O cadastro imobiliário do IPTU é totalmente defasado, atualize-o anualmente, mas comece fazendo um grande recadastramento. Invista para colher. Mas busque recursos também no ISS, no ICMS e nos demais tributos compartilhados. Prefeitura decente e eficiente tem uma boa fiscalização, para que os impostos sejam cobrados de forma justa e honesta. Para isso também é imprescindível um bom sistema de informática e o controle diário por parte do prefeito. E a equipe de fiscalização tem que ser treinada e estimulada, tem que dispor de infra-estrutura e autonomia para atuar.

6) A licitação é a alma e o coração do gestor eficiente. Na licitação surgem os maiores problemas. Dos gestores que assumiram em 2012 sem nenhum processo na Justiça, quase a totalidade já responde ou irá responder por improbidade. E a grande maioria dos problemas é na área de licitação e desses, muitos são por erros, por desconhecimento da legislação. Uma pequena parte é por má-fé. (releia esse item três vezes e reflita).

7) Muita atenção com as respostas de requerimentos do Ministério Público (Estadual e Federal) e do Tribunal de Contas do Estado ou do Município, quando houver. Lembre que essa resposta é dada por um servidor ou secretário, mas a responsabilidade é sempre sua. Sempre sua, anotou?

8) De posse do orçamento real, do que sobra para investimentos, lembre de sempre reservar um valor para o pagamento do 13º salário no final do ano. Também estabeleça valores para projetos que cada secretário vai tocar, por sua conta e risco. Trace as prioridades e cobre, valorize o cumprimento dos projetos e os prazos. Na administração, quando existe planejamento financeiro e orçamentário, os projetos podem ter data para começar e terminar. Avalie as justificativas para adiamento do cumprimento dos prazos e cobre isso dos secretários e assessores. Aplique, pelo menos 25% em educação e verifique isso mensalmente e também o mínimo em saúde.

9) Priorize o servidor público, mas estabeleça premiações por mérito, dê treinamentos a todos, especialmente os que atuam com licitações, arrecadação de tributos e a área jurídica. Servidor treinado e estimulado é o maior aliado do prefeito. Crie o hábito de ouvir o servidor e lembre todos os dias, que você vai sair e ele vai continuar lá, portanto, aproveite para fazer amigos e seja para eles uma liderança e não um chefe. O servidor ruim pode ser afastado, mas faça isso com critério, ouça antes de qualquer medida.

10) Escolha bons secretários....e comece no primeiro dia a preparar a sua saída da administração!

E boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário