segunda-feira, 19 de setembro de 2016

ELEIÇÕES 2016 - O QUE FAZER NESSES ÚLTIMOS DIAS? Dez dicas para ganhar a eleição.




Pois é, chegou a hora. Para muitos será o descanso, a comemoração, para outros, a tristeza, a decepção. Quem se preparou está tranquilo e já sabe o dever de casa nesses últimos dias, quem agiu sem planejamento ainda está correndo atrás.


Alertamos aqui que a campanha seria online, que as redes sociais seriam de extrema importância, que seriam poucos dias para pedir votos nas ruas e que seria impossível estar em todos os lugares o tempo todo.

O planejamento fez muita diferença em 2016.

Muita gente tem perguntado o que fazer nesses últimos dias. Eu repito, pare um dia e faça um planejamento. Reaqueça as turbinas, prepare para a última semana, não saia no desespero sem esse respiro.

1) Primeiro passo, reveja o seu planejamento financeiro, veja o que você arrecadou e gaste com moderação, não é hora de despejar recursos sem tê-los. Haja dentro do limite do que você arrecadou ou do que arrecadará, planejamento financeiro é fundamental.

2) Segundo passo, reúna a equipe num momento de calma, escolha um lugar tranquilo, desliguem os telefones, desligue-se dos compromissos, pelo menos por uma manhã. Um local fresco, arejado, calmo, se puder ser na sombra de várias árvores, será sensacional. Faça uma reflexão, fale você que é candidato, explique a importância da vitória e que ela implicará em benefícios para todos. A equipe está cansada, deu todo o gás que podia, são caminhadas, comícios, panfletagem, nervoso, tensão...essa parada será fundamental para reaquecer, para encher o pote de todos. Comece agradecendo o empenho de todos. Fale que todos foram fundamentais para que esse momento de vitória pudesse acontecer. Agradeça, agradeça e agradeça. Não é hora de crítica.

3) Terceiro passo, peça que consigam motivação para a arrancada final, abrace a todos, troquem energia, faça uma foto com todo o grupo e divulgue nas redes sociais, marcando cada colaborador. Na foto, agradeça, parabenize, transmita com sinceridade a sua felicidade de ter aquela equipe ao seu lado. Todos terão certeza de que são importantes.

4) Quarto passo. Nessa mesma reunião, após agradecer e explicar sobre a importância dessa reta final, sem cobranças, só com elogios, ouça o que eles têm a lhe dizer, deixe que todos sintam-se importantes, integrantes da vitória do grupo, pergunte, questione, saiba das expectativas de cada um, do que eles acham do que foi a campanha até agora. Após cada manifestação faça elogios sinceros para cada um, destaque em que momento ele foi importante e que cena marcou a presença dele na campanha. Elogie sem distinção, todos colaboraram. Faça isso na forma mais informal possível. Não basta dizer muito bem, explique o que achou de cada colaborador, pois ele está esperando isso.

5) Quinto passo, informe a eles o seu planejamento, as suas expectativas, comunique onde estará nos próximos dias, cada rua, cada bairro, cada canto da cidade, isso transmitirá segurança aos colaboradores, sejam voluntários ou sejam contratados. Se você for candidato a prefeito, reúna os candidatos a vereador, elogie cada um, fale da importância da vitória deles para o seu mandato. Transmita segurança e confiança na vitória.

6) Sexto passo, peça aos seus colaboradores que voltem para casa e falem com as famílias, que possam explicar ao pai, mãe, irmão, filhos, sobrinhos, vizinhos e amigos, a importância daquele projeto eleitoral. Não basta entregar material, tem que explicar, tentar convencer dentro de sua própria casa. Isso fará muita diferença.

7) Sétimo passo, use as redes sociais para agradecer, convoque os seus simpatizantes para colaborarem nessa arrancada final, peça que cada um seja um multiplicador. Existem cerca de 30% de eleitores indecisos quanto ao voto para prefeito e o mesmo percentual para o voto de vereador. Peça ao seu eleitor que ajude a convencer esses indecisos.

8) Oitavo passo, nas redes sociais não é hora de muito blá-blá-blá, mas de objetividade, todos também estão cansados. Vamos buscar objetividade, seja direto. Se possível, grave um vídeo olhando no olho no eleitor. Fale com sinceridade, peça o voto e explique 3 motivos, no máximo, para que a escolha seja você.

9) Nono passo.Se você está fazendo comícios, seja breve, não demore nas falas, todos estão cansados. Longos discursos não são objetivos. Rebata apenas o estritamente necessário e importante. Não entre em picuinhas dos eleitores. O mesmo pode ser aplicado nos programas de rádio e televisão: objetividade. O final de campanha precisa disso, mensagem curta e objetiva, direto com o candidato e o eleitor.

10) Décimo passo, concentre-se e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário