terça-feira, 28 de junho de 2016

SOU CANDIDATO A VEREADOR: E AGORA?

Verealdino é um jovem idealista, militante na escola, ao formar passou a participar de movimentos da igreja, da associação de moradores e organizava campeonatos de futebol, montou até um bom time no bairro. A turma sempre falava para Verealdino candidatar-se, filiar-se a um partido e tentar a eleição para vereador. A esposa e a mãe também gostavam da ideia.

Assim ele decidiu disputar. Filiou-se no partido do candidato a prefeito que tinha “mais chances” de ganhar e começou a participar das reuniões dos partidos. Mas ele sentia que a campanha estava chegando e ninguém no partido falava nada. Não pediram documentos, não falaram do material para campanha. Foi aí que ele procurou um amigo que entendia do assunto e foi orientado.

Assim acontece no Brasil todo. Os partidos não se preocupam em orientar os candidatos. Esses ficam à mercê da sorte e correm até riscos desnecessários. Tem gente muito bem votada que não consegue assumir a cadeira por falta de legenda no partido, fruto de uma escolha ruim da coligação.

Verealdino nem sabia que podia usar as redes sociais para dizer aos amigos e parentes que é candidato e que pensa muito em trabalhar para incentivar os esportes, na Câmara Municipal, que quer criar leis para incentivar as práticas esportivas.

Se você está nessa situação, anote as dicas abaixo:

1. O momento agora é de preparar o registro das candidaturas, para isso, a partir do dia 2 de julho pode começar a buscar as certidões negativas criminais na Justiça Estadual e Federal, do primeiro e segundo grau. É possível até conseguir algumas delas na internet, mas o quanto antes você fizer isso, melhor. Lembre-se que o quanto antes obtiver as certidões, caso venham anotações criminais de homônimos, você terá tempo de buscar comprovação de que aqueles condenados criminalmente não é você.

2. Aproveite e faça a foto que usará na urna eletrônica, veja as instruções com as características e procure um bom fotógrafo.

3. Atenção para o endereço que consta na Receita Federal, veja se é o mesmo CEP do endereço que consta no título eleitoral. Caso não seja, corra para corrigir, pois na hora da emissão do CNPJ pode ter problema. Se você for mulher, observe o nome do título e do documento de identidade, os sobrenomes devem coincidir, alerta se você casou e não atualizou todos os documentos.

4. E a pré-campanha nas redes sociais? Está passando da hora de ativar a sua conta, passar a postar diariamente um vídeo, um áudio ou um texto com foto. Primeiro diga que você tem intenção de candidatar-se a vereador. A irmã de Verealdino até hoje não sabia que ele estava na disputa, na casa dela são vários votos, além dela, tem o marido e duas filhas, além dos genros e o pré-candidato de nossa história não conversou com ninguém. Os amigos da pelada e do time também não sabem de nada, Verealdino vai postar a notícia no Facebook e chamar os colegas para um bate papo, também quer criar um grupo no Whatsapp e ouvir sugestões de leis que poderá propor na Câmara Municipal. Verealdino disse que vai fiscalizar o prefeito e a aplicação dos recursos da saúde pública. Ele ficou sabendo que tem um ex-prefeito da cidade respondendo uma ação por ter desviado verba da educação.

5. Para começar a campanha, Verealdino ficou sabendo que é obrigatório ter o CNPJ de candidato, ter uma conta aberta no banco e ter recursos financeiros. Verealdino disse que a irmã vai preparar uma feijoada e arrecadar recursos. Ele ficou todo animado. Mas já sabe que sem CNPJ não tem conta, sem conta não pode começar a campanha no dia 16 de agosto.

6. Verealdino ia pedir uma ajuda ao Farmacildo, dono da farmácia do bairro, mas acabou de tomar conhecimento que empresas privadas não poderão doar para campanha. Mas se o Farmacildo quiser doar como pessoa física, o limite é de 10% do que ele declarou ao imposto de renda em 2015.


Essas são dicas práticas, para a sua campanha e o seu sonho começarem a ser trilhados, fora isso, é hora de conversar, troca ideias e preparar para pedir votos a partir do dia 16 de agosto, quando começa o período de campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário