No meio do dia, após postar um
comentário político numa rede social, uma amiga que é candidata à vereadora, me
pergunta como fazer para a postagem “bombar” na rede social. “Bombar” significa
ter muitas curtidas, receber muitos comentários, ter interação, ter perguntas e
respostas. Observou ela que a maioria das minhas postagens recebem muitas
curtidas e comentários, apesar do meu número de amigos ser pequeno.
De pronto a primeira resposta que
lhe dei foi que eu sempre escrevo com o coração. Mas obviamente que nem sempre
é assim, pois quem nunca escreveu com raiva, chateado ou inconformado com
alguma situação? Eu já.
A partir desse questionamento
resolvi listar algumas dicas para a postagem “bombar” na internet. Essas dicas
são voltadas, principalmente, para os candidatos que estão usando as redes
nesse momento, visando construir um grupo de amigos e também disseminar sua
ideias.
1. Escreva com o coração. E
escreva tendo razão. Escreva pensando em você, na causa que você defende, no
seu projeto de vida. A escolha do tema deve ser cuidadosa, principalmente se
você for pensar numa candidatura política. Não se exponha, nem exponha a sua
família.
2. Prefira os horários de maior
acesso nas redes sociais. Para o Facebook, por exemplo, os melhores horários
são às 11 horas, às 15 horas e às 20 horas.
3. Escolha o dia da semana onde
existe maior interatividade, segundo os dados fornecidos pelos administradores
das redes, são os seguintes, na ordem de preferência: quarta-feira (melhor
dia), seguido de terça-feira e quinta-feira.
4. Não poste domingo, das 14 às
18 horas. É o pior horário para acessar e interagir nas redes sociais. Da mesma
forma que são ruins os horários em que a televisão está transmitindo grandes
eventos ou shows e nos horários em que as atrações televisivas atraem grande
número de telespectadores. Ou você acha que pode rivalizar com o Jornal
Nacional ou a novela das 21 horas na Rede Globo?
5. Poste temas de interesse
geral. Evite assuntos específicos. Imagine você angariar seguidores falando
sobre um assunto que poucos dominam.
6. Postagens com fotos são as
melhores e tendem a receber mais curtidas que sem fotos. Se a foto for de um
grupo de amigos, marque-os, assim, todos os amigos desses amigos terão acesso à
publicação. As imagens precisam ser atraentes e bem feitas, não é qualquer foto
que atrai a curiosidade do curtidor.
7. Textos longos são objeto de
leitura menor. Procure ser objetivo. Lembre que o Twitter faz sucesso com
postagens que no máximo podem ter 140 caracteres. Apesar do Facebook não
limitar o número de caracteres, use o número 140 como critério para as
postagens.
8. Quando alguém fizer qualquer
comentário, responda. Mesmo que seja um “obrigado por comentar”.
9. Seja regular nas postagens, ou
seja, publique pelo menos uma vez ao dia. Veja bem, duas publicações é o
máximo. Três é exagerado. Assim você tem tempo para interagir com os seus
amigos e quem curtir ou comentar. Publicar várias vezes ao dia vai deixar o seu
grupo de amigos perdidos. E o próprio Facebook, numa ferramenta chamada edge
rank, prioriza as postagens mais curtidas e mais comentadas. Observe que você
sempre recebe em sua timeline postagens que seus amigos curtiram. Mas não são
todas enviadas, apenas as que a rede social considera de maior relevância,
exatamente pelo número de curtidas e comentários. Entenda que quanto maior a
relevância da sua publicação, mais, ela será exibida para seus fãs.
10. Vídeos atraem muita atenção
das pessoas nas redes sociais. Faça vídeos bem feitos, edite-os de maneira que
não fique grande. Lembre que o Instagram, por exemplo, limita os vídeos em 30
segundos apenas. Isso é prova de que a paciência para ver um vídeo não pode
ultrapassar esse limite.
Essas dicas e muitas outras serão
objeto de um treinamento na cidade do Rio de Janeiro, dia 17 de junho, obtenha
mais informações no email cotef@cotef.com.br.
Nesse treinamento você vai aprender a ganhar a eleição com as redes sociais.
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