terça-feira, 17 de maio de 2016

COMO FAÇO PARA A MINHA POSTAGEM "BOMBAR" NAS REDES SOCIAIS?

No meio do dia, após postar um comentário político numa rede social, uma amiga que é candidata à vereadora, me pergunta como fazer para a postagem “bombar” na rede social. “Bombar” significa ter muitas curtidas, receber muitos comentários, ter interação, ter perguntas e respostas. Observou ela que a maioria das minhas postagens recebem muitas curtidas e comentários, apesar do meu número de amigos ser pequeno.

De pronto a primeira resposta que lhe dei foi que eu sempre escrevo com o coração. Mas obviamente que nem sempre é assim, pois quem nunca escreveu com raiva, chateado ou inconformado com alguma situação? Eu já.

A partir desse questionamento resolvi listar algumas dicas para a postagem “bombar” na internet. Essas dicas são voltadas, principalmente, para os candidatos que estão usando as redes nesse momento, visando construir um grupo de amigos e também disseminar sua ideias.

1. Escreva com o coração. E escreva tendo razão. Escreva pensando em você, na causa que você defende, no seu projeto de vida. A escolha do tema deve ser cuidadosa, principalmente se você for pensar numa candidatura política. Não se exponha, nem exponha a sua família.

2. Prefira os horários de maior acesso nas redes sociais. Para o Facebook, por exemplo, os melhores horários são às 11 horas, às 15 horas e às 20 horas.

3. Escolha o dia da semana onde existe maior interatividade, segundo os dados fornecidos pelos administradores das redes, são os seguintes, na ordem de preferência: quarta-feira (melhor dia), seguido de terça-feira e quinta-feira.

4. Não poste domingo, das 14 às 18 horas. É o pior horário para acessar e interagir nas redes sociais. Da mesma forma que são ruins os horários em que a televisão está transmitindo grandes eventos ou shows e nos horários em que as atrações televisivas atraem grande número de telespectadores. Ou você acha que pode rivalizar com o Jornal Nacional ou a novela das 21 horas na Rede Globo?

5. Poste temas de interesse geral. Evite assuntos específicos. Imagine você angariar seguidores falando sobre um assunto que poucos dominam.

6. Postagens com fotos são as melhores e tendem a receber mais curtidas que sem fotos. Se a foto for de um grupo de amigos, marque-os, assim, todos os amigos desses amigos terão acesso à publicação. As imagens precisam ser atraentes e bem feitas, não é qualquer foto que atrai a curiosidade do curtidor.

7. Textos longos são objeto de leitura menor. Procure ser objetivo. Lembre que o Twitter faz sucesso com postagens que no máximo podem ter 140 caracteres. Apesar do Facebook não limitar o número de caracteres, use o número 140 como critério para as postagens.

8. Quando alguém fizer qualquer comentário, responda. Mesmo que seja um “obrigado por comentar”.

9. Seja regular nas postagens, ou seja, publique pelo menos uma vez ao dia. Veja bem, duas publicações é o máximo. Três é exagerado. Assim você tem tempo para interagir com os seus amigos e quem curtir ou comentar. Publicar várias vezes ao dia vai deixar o seu grupo de amigos perdidos. E o próprio Facebook, numa ferramenta chamada edge rank, prioriza as postagens mais curtidas e mais comentadas. Observe que você sempre recebe em sua timeline postagens que seus amigos curtiram. Mas não são todas enviadas, apenas as que a rede social considera de maior relevância, exatamente pelo número de curtidas e comentários. Entenda que quanto maior a relevância da sua publicação, mais, ela será exibida para seus fãs.

10. Vídeos atraem muita atenção das pessoas nas redes sociais. Faça vídeos bem feitos, edite-os de maneira que não fique grande. Lembre que o Instagram, por exemplo, limita os vídeos em 30 segundos apenas. Isso é prova de que a paciência para ver um vídeo não pode ultrapassar esse limite.


Essas dicas e muitas outras serão objeto de um treinamento na cidade do Rio de Janeiro, dia 17 de junho, obtenha mais informações no email cotef@cotef.com.br. Nesse treinamento você vai aprender a ganhar a eleição com as redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário